Parlamentares pernambucanos lançam frente em ‘defesa’ da Hemobrás, nesta terça

Por Rafael Santos 14/08/2017 19:57 • Atualizado 14/08/2017
Compartilhe

Na semana passada, no mesmo dia em que o ex-líder do governo Paulo Câmara na Alepe Waldemar Borges chamou o ministro Ricardo Barros de ‘idiota’, a página da liderança do PSB na Câmara dos Deputados informou que o Legislativo vai lançar no dia 15 de agosto a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Hemobrás, às 15h, no Espaço do Servidores, Anexo II.

A iniciativa é do deputado federal João Fernando Coutinho (PSB-PE).

O socialista defende a conclusão e plena operação da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) no município de Goiana, em Pernambuco.

Para construção da fábrica, que ainda aguarda conclusão da obra, foram investidos recursos públicos do Governo Federal na ordem de aproximadamente R$ 800 milhões.

“A questão é que o ministro da Saúde, Ricardo Barros, quer montar nova fábrica em Maringá, no Paraná”, reclama o PSB.

Segundo o PSB, a Frente proposta pelo deputado Coutinho trabalhará para evitar que novas obras sejam iniciadas gastando ainda mais recursos públicos sendo que a de Pernambuco já está quase concluída.

O colegiado também terá como finalidade a garantia da manutenção e ampliação do portfólio de produtos da empresa, a contribuição para redução externa de medicamentos estratégicos e de alto valor agregado para gerar autonomia nacional e a ampliação do acesso de medicamentos hemoderivados e recombinantes da Hemobrás, por meio do fornecimento regular ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“O incentivo à finalização e desenvolvimento da empresa em solo pernambucano, objetivo da Frente, contribuirá para o desenvolvimento da Região Nordeste, com a geração de emprego e renda. O colegiado pretende assegurar o aporte de recursos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) e no Plano Plurianual (PPA) para conclusão da fábrica em Pernambuco”.

A Hemobrás foi idealizada em 2004 para dar autonomia ao País na produção de derivados de sangue.

A empresa é estatal, vinculada ao Ministério da Saúde, e trabalha na produção de medicamentos para pessoas com hemofilia, portadores de imunodeficiência genética, cirrose, câncer, aids e queimados. A Companhia atende prioritariamente SUS.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte