Deputados da Oposição encontram obras paradas na Mata Norte

Por Rafael Santos 16/08/2017 09:32 • Atualizado 16/08/2017
Compartilhe

Na última segunda-feira (15) deputados estaduais da bancada de Oposição em Pernambuco, percorreram municípios da Zona da Mata Norte vistoriando obras de responsabilidade do Governo do Estado na sexta rodada do Pernambuco de Verdade.

A comitiva, formada pelos deputados José Humberto (PTB), Sílvio Costa Filho (PRB), Álvaro Porto (PSD), Joel da Harpa (PTN) e Augusto César (PTB), percorreu os municípios de Goiana, Itaquitinga, Carpina, Nazaré da Mata, Aliança, Vicência, Machados e Timbaúba.

A primeira visita foi na UPA-E de Goiana, equipamento que foi construído pela FIAT e entregue ao Estado, mas que se encontra abandonada. De lá, os parlamentares se dirigiram ao Hospital Regional Belarmino Correa, onde ouviram queixas da população que buscavam atendimento naquela Unidade de Saúde.

“No mês de maio cheguei a solicitar da Secretaria Estadual de Saúde a melhoria dos serviços oferecidos no hospital, no entanto, passados cinco meses, o que se verifica é um ambiente superlotado em que pessoas precisam esperar horas para serem atendidas. Além do mais, a existência de apenas duas ambulâncias, ambas sem macas, acabam por colocar em risco um socorro seguro aos pacientes”, alertou José Humberto.
Aliança e Itaquitinga

Após a passagem por Goiana, a caravana seguiu até o local onde deveria ser ter sido construída a Escola Técnica do Município de Aliança. “A ordem de serviço dessa escola técnica foi assinada ainda no governo Eduardo Campos. Depois disso, Paulo Câmara já esteve nesse local refazendo a promessa duas vezes, mas nada saiu do papel”, explicou o deputado José Humberto.

Os deputados de Oposição aproveitaram também para ver de perto o Centro Integrado de Ressocialização localizado em Itaquitinga, obra que já consumiu mais de R$ 350 milhões, mas que ainda caminha em ritmo lento para a conclusão.

Carpina

Na conhecida Capital da Mata Norte, os parlamentares foram até área onde já deveria está em funcionamento uma Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPA-E), obra que foi iniciada no ano de 2014, porém está paralisada. Antes disso, a Bancada foi entrevistada na rádio Alternativa FM pelo comunicador André Luiz.

Nazaré da Mata

Em Nazaré, o Hospital Ermírio Coutinho, administrado pela OS Maria Lucinda, também foi alvo da visita dos deputados estaduais. Atualmente a Unidade recebe demanda de 31 cidades e realiza cerca de 10 mil atendimentos na emergência e 200 partos.

Ainda em passagem pela capital pernambucana do Maracatu, os parlamentares aproveitaram para visitar o 2º Batalhão de Polícia Militar, onde foram recebidos pelo Ten. Cel Lamenha, comandante do Batalhão, e discutiram sobre a situação da segurança pública na região. Atualmente o 2º BPM dispõe de apenas 300 policiais, efetivo insuficiente para realizar o patrulhamento de 14 municípios sob sua competência.

Vicência e Machados

Em Vicência, a caravana foi levada por um grupo de vereadores à estrada vicinal que liga o Distrito de Borrachas à rodovia PE 074 para verificar que a pavimentação da via ainda não saiu do papel. De lá, a Bancada foi até a estação de bombeamento da Barragem de Siriji, no distrito de Murupé, antes de seguirem para Machados, onde foram recebidos pelo ex-prefeito Cido Plácido.
No município de Machados, conhecido como um dos maiores produtores de banana do Estado, os deputados constataram que a pavimentação da rodovia PE 086, que liga Machados a Orobó, ainda não foi iniciada pelo Estado.

Timbaúba

Já no início da noite, a Bancada realizou uma plenária que reuniu várias lideranças políticas e representantes da Sociedade Civil da Mata Norte, na Sede da Câmara de Vereadores de Timbaúba Entre os presentes estava o presidente da UVP, Josinaldo Barbosa, que também é vereador do município, e o prefeito de Condado, Cassiano (PTB).

“Denúncias e cobranças cada vez mais frequentes por parte da população tem nos levado a percorrer todas as regiões do Estado para cumprir o nosso papel de fiscalizar. Desta vez visitamos vários municípios da Zona Mata Norte e verificamos de perto a realidade vivida por aqueles que precisam recorrer aos serviços oferecidos pelo Estado”, falou José Humberto em seu discurso na Plenária.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte