Policiamento será reforçado para o São João de Carpina

Serão lançados 623 lançamentos de policiais que atuarão no Parque de Eventos


Mais de 24,5 mil postos de trabalho serão empregados pelas operativas da SDS em cidades como Recife, Caruaru, Petrolina, Arcoverde, Carpina, Limoeiro, Gravatá e Santa Cruz do Capibaribe.

Para garantir a segurança durante os festejos juninos, a Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou, na tarde desta quarta-feira (14/06), o efetivo que será empregado na Operação São João 2017, em todo o Estado de Pernambuco. As cidades de Recife, Petrolina, Arcoverde, Carpina, Limoeiro, Gravatá e Santa Cruz do Capibaribe receberão reforço com o objetivo de proporcionar tranquilidade nas tradicionais festas do mês de junho, a exemplo do município de Caruaru, que já conta com o reforço no emprego do policiamento desde a abertura oficial do festejo na cidade, no último dia 03 de junho.

O efetivo foi estrategicamente distribuído em todos os polos de animação do Estado, na Capital, RMR e principais cidades do interior do Estado. No Plano de Segurança divulgado pela SDS, a PM ocupa 17.994 postos de trabalho ou lançamentos (quantidade de jornadas ocupadas por profissionais), distribuídos em todos os polos juninos. A Polícia Civil apresentou um plano com reforço de 3.914 profissionais (entre delegados, agentes de polícia e escrivães), sendo 605 em Caruaru, 590 no Recife, 276 em Arcoverde, 243 em Petrolina, 138 em Gravatá e 52 em Carpina. Os demais 2.010 empregos de policiais civis acontecerão nas cidades de Vitória de Santo Antão, Bezerros, Sairé, Bonito, Garanhuns, Canhotinho, Santa Cruz do Capibaribe, Brejo da Madre de Deus, Belo Jardim, Goiana, Limoeiro, Afogados da Ingazeira, Araripina, Floresta, Salgueiro, Parnamirim, Mirandiba, Serra Talhada e Triunfo.

O Corpo de Bombeiros começou os trabalhos mais antecipadamente, vistoriando camarotes e estabelecimentos comerciais. Para atuar em salvamentos e combate a incêndios estão sendo empregados 2.653 militares. O CBMPE conta ainda com veículos Auto Bomba Tanque, Auto Resgate e plataformas elevadas. A Polícia Científica, por sua vez, escalou, para o período das festas, 62 profissionais (entre peritos criminais, auxiliares, papiloscopistas, médicos legistas e auxiliares), para atuação no Juizado do Forró, IML, IC e CICCM na cidade de Caruaru.

“O planejamento foi feito com uso de toda força policial especializada para garantir, aos pernambucanos e seus visitantes, um São João de tranquilidade. Já colocamos o plano em ação, pois, nas últimas duas semanas, já tivemos eventos de grande porte no Recife e no Interior, especialmente em Caruaru, em clima de paz e ordem”, ressalta o secretário de Defesa Social, Angelo Gioia.

Confira relação de cidades e policiamento nos polos:

Caruaru – Sede do maior polo junino do Estado. Cerca de 13 mil policiais foram distribuídos por toda a cidade, com atuação nos principais polos juninos espalhados pelo município. São eles: Pátio de Eventos, Alto do Moura, Polo Azulão e Estação Ferroviária. No Pátio de Eventos da cidade, a corporação conta com o apoio de uma Plataforma de Observação Elevada (POE), com 14 câmeras de videomonitoramento, a uma altura de 15 metros. A plataforma fica, prioritariamente, no pátio, mas poderá ser deslocada para outros pontos. Também no Pátio de Eventos, foi instalado um Centro de Comando e Controle Móvel (CICCM), no qual as forças de segurança da SDS, Prefeitura, Samu, Polícia Rodoviária Federal (PRF), DER e outros órgãos coordenam, de forma integrada, as operações.

Na cidade, a Polícia Civil contará ainda com três delegacias funcionando em esquema de plantão. Durante a programação do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, uma delegacia montada no prédio Central da Fundação de Cultura e Turismo da cidade, localizado dentro do polo do Forró, para registrar as ocorrências, lavrar procedimentos e orientar preventivamente a população. A Delegacia Seccional de Caruaru, no bairro da Boa Vista II, funciona 24 horas, assim como a Delegacia da Mulher (DPMUL), no bairro de São Francisco, que está pronta para atender as queixas de violência doméstica/familiar em qualquer horário. No período dos festejos, além das delegacias fixas, o ônibus da Polícia Civil estará estacionando no Alto do Moura, para atender a população.

Recife – Na Capital, serão realizados 1.728 postos de trabalho ocupados por PMs, distribuídos entre o Sítio da Trindade, e demais polos descentralizados da Capital e Região Metropolitana.

Petrolina – O emprego policial será de 1.290 lançamentos de PMs, com postos no Pátio de Eventos Ana das Carrancas e nos Polos descentralizados.

Arcoverde – Contará com 1.260 postos de trabalho da PM, espalhados no Polo Central, Polo Vila Olho D’Água, Polo de Arte e Cultura, Polo Forró Pé de Serra, Polo do Sesc, Polo Alternativo Forró Gospel, Polo da Diversão, Polo Alternativo Multimusical “Forrock”, Polo Alternativo da Poesia e no Polo Alternativo Raízes de Coco.

Gravatá – Contará com 474 lançamentos de PMs, que poderão ser vistos no Pátio de Eventos, no Mercado Cultural e em arraiais que acontecem nas comunidades.

Santa Cruz do Capibaribe – Terá 324 empregos de policiais militares no Palco da Moda.

Carpina A cidade contará com 623 lançamentos, com policiais militares atuando no Pátio de Eventos da Cidade.

Limoeiro – Contará com 300 lançamentos da PM, distribuídos no Parque de Exposição e na Rua da Alegria.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade