Antônio Moraes homenageia centenário da morte de Delmiro Gouveia

Por Rafael Santos 10/10/2017 20:04 • Atualizado 10/10/2017
Compartilhe

Os cem anos da morte de Delmiro Gouveia, um dos pioneiros no processo de industrialização do Brasil, foram lembrados pelo deputado Antônio Moraes (PSDB) em discurso na Reunião Plenária desta terça (10). O parlamentar ressaltou o espírito visionário do cearense, que viveu em Pernambuco e, mais tarde, levou investimentos e desenvolvimento para o município alagoano de Pedra, posteriormente rebatizado em sua homenagem.

Na tribuna, Moraes ressaltou momentos da história de Gouveia, que fundou uma fábrica de linhas no Sertão alagoano, responsável por empregar cerca de dois mil funcionários. “Desafiando coronéis da época, transformou camponeses e flagelados da seca em operários, tratando-os como cidadãos”, elogiou. O deputado acrescentou que o cearense foi um dos precursores da Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso, na Bahia, uma vez que os empreendimentos criados por ele exigiam a produção de energia.

“Na luta para concretizar seus sonhos, enfrentou oligarquias estaduais, brigou com empresas estrangeiras e até agrediu com sua bengala um governador, à época”, registrou Moraes. Tal postura, segundo o tucano, atraiu inimigos e Gouveia foi assassinado na varanda de sua casa. O crime não foi esclarecido até hoje.

“Sugiro que façamos um pedido ao Governo do Estado para promover uma investigação aprofundada sobre o que aconteceu”, propôs o deputado Odacy Amorim (PT), em aparte. “Essa homenagem é muito importante porque mostra que os representantes do povo de Pernambuco não se esquecem das figuras que muito fizeram pelo Nordeste e pelo Brasil”, acrescentou Tony Gel (PMDB).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte