Dia C faz as festas das crianças em Feira Nova

Por Rafael Santos 18/10/2017 08:40 • Atualizado 18/10/2017
Compartilhe

Pela segunda vez, a Cooperativa de Ensino, Esporte e Arte de Feira Nova (Coopefen), no Agreste pernambucano, comemora a passagem do Dia C. Normalmente, a data é comemorada no mês de julho, porém, a ideia foi adiar a festa até o mês de outubro, fazendo uma festividade conjunta com o período que lembra o Dia da Criança. Dirigentes e cooperados da instituição escolheram uma ação na qual pudessem promover o bem-estar entre crianças. Intitulada “Se essa rua fosse minha: brincar e ser feliz”, a iniciativa teve o objetivo de resgatar as brincadeiras infantis na rua, trabalhando, de forma lúdica, o espaço coletivo de convivência entre as crianças. O local escolhido foi a comunidade da Vila do Ouro, onde uma rua foi fechada e os pequenos puderam brincar à vontade. Cerca de 220 crianças participaram da ação. Um grupo de jornalistas, que participava de um intercâmbio de jornalismo, promovido pelo Sescoop/PE, também entrou nas brincadeiras. O prefeito de Feira Nova, Danilson Gonzaga, esteve no local e parabenizou a cooperativa pela ação.

O planejamento do Dia C foi organizado durante dois meses com a ajuda de 18 voluntários da Coopefen. A cooperativa também contou com o apoio de parceiros, que doaram materiais para formar a festa. No dia da ação, as crianças foram chegando logo cedo para a atividade. A rua ainda não estava fechada quando alguns pequenos já se concentravam para a festa. Antes das brincadeiras começarem, elas ganharam pipocas, pirulitos e algodão doce. As brincadeiras eram as mais diversas e os vencedores ganhavam uma medalha alusivas ao Dia C. Todos os jogos praticados durante o dia estimulavam a interação entre as pessoas e a cooperação. A ação foi direcionada às crianças, mas os pais também puderam participar de algumas atividades. No meio da manhã, um professor de educação física convidou pais e as crianças para um exercício de dança.

“Muito bom ver essa relação entre pais e crianças nessa atividade. Dias assim são ótimos para as crianças aumentarem o ciclo de amizades, além de fazer brincadeiras saudáveis, assim como era no nosso tempo”, comentou a dona de casa Maria Pereira Gonçalves, mãe de uma aluna da cooperativa.

A prática também ganhou elogios por parte do prefeito da cidade, que agradeceu a cooperativa pelo oferecimento de um dia tão diferenciado dentro da comunidade. “Aqui, estamos vendo na prática uma atividade que respeita bem um dos princípios do cooperativismo, o interesse pela comunidade. Toda ação onde colabora com a socialização das pessoas e com a prática de atividades físicas deve ser aplaudida. Nossa cidade está de portas abertas para atividades programadas pela Coopefen e pelo Sescoo/PE”, exaltou Danilson Gonzaga.

Entre os jornalistas que participaram ativamente da ação, estava a apresentadora do programa Metropolis, da Tv Nova, Waleska Andrade. Essa foi a primeira vez que ela esteve na cidade e pode conhecer uma das ações do Dia C. “É muito bom relembrar como brincávamos na rua, fazíamos amizades e interagíamos com a comunidade. Esse evento ajuda a passar os bons valores para essa nova geração, além de tirar de casa e mostrar como é bom a socialização, além das redes sociais”, elucidou a jornalista.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte