Case Timbaúba debate como a sociedade pode contribuir com a socioeducação

Encontro foi sugerido pelo juiz Tito Lívio e contou com a participação da rede de proteção local

Por Rafael Santos 11/07/2017 15:01 • Atualizado 11/07/2017
Compartilhe

O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Timbaúba, juntamente com os atores da rede de proteção dos direitos da Criança e do Adolescente e os órgãos da política de atendimento local, iniciaram um diálogo com o objetivo de provocar uma participação mais efetiva e sem preconceitos da comunidade local na socioeducação.

O encontro se deu por iniciativa do Juiz Titular da Vara Regional da Infância em Goiana, Tito Lívio Araújo Monteiro, que defende que sem a participação efetiva da sociedade e da comunidade, a socioeducação não funciona de maneira satisfatória. “A unidade de Timbaúba possui uma dinâmica e realidade bem diversa da retratada pela opinião pública, tratando-se de serviço de inegável importância e alcance social, a ser valorizado, apoiado e aprimorado”, enfatizou o juiz.

Para a coordenadora geral do Case Timbaúba, Karolyne Bezerra, esse encontro foi muito importante na mudança do olhar da sociedade para com o trabalho que é desenvolvido pela Funase. “Isso já fez novas portas se abrirem. Já articulamos a produção de fotografias para tirar documentação para os adolescentes, a doação de livros para construir a nossa biblioteca, o estabelecimento de palestras para debater o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), explicando seus direitos e deveres, entre outros serviços”, compartilhou a coordenadora.

Estiveram presentes nesse primeiro encontro o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal de Direito, as Secretarias Municipais, o CREAS, o CRAS, os Centros de Convivência, funcionários do Case Timbaúba e da Vara Regional da Infância-5ª Circunscrição Judiciária, sediada em Goiana, que tem como titular o Juiz Tito Lívio Araújo Monteiro. Todos reafirmaram seu compromisso com a política de atendimento e com a necessidade de maior engajamento da sociedade.

Em agosto ou setembro, será realizado, também em Timbaúba, um evento maior, com a participação de outros setores representativos da comunidade local. “O objetivo será o de esclarecer sobre a atuação do Case, da rede de proteção e outros aspectos, em especial, a responsabilidade social de cada cidadão e das empresas com nossos adolescentes, que representam o amanhã da própria sociedade: as futuras gerações”, pontuou o juiz Tito Lívio.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte